terça-feira, 25 de maio de 2010

- Qual o nome dela? -

Bem. Pra quem não sabe, eu sou aluno da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e estou cursando Enfermagem, no terceiro período.
O discurso que bomba no momento é o de Humanização da profissão e do profissional (se bem que a Enfermagem é uma das áreas da saúde mais humanizada na minha opinião), e recentemente uma professora minha passou um filme que é clássico pra o pessoal da área da saúde, mas que sempre que assisto me emociona.
"Patch Adams: O amor é contagioso" com Robin Williams mostra examente esse perfil de profissional humanizado e em uma cena expecífica mostra como o detalhe pode fazer toda a diferença.
A cena acontece no hospital onde os alunos de medicina estão visitando os pacientes, mas simplesmente preocupados somente com a doença e se esquecem do doente/paciente, e na simplicidade de uma pergunta do personagem Patch "Qual o nome dela?" parece romper uma barreira enorme que existe entre profissional/paciente.



O que eu mais me pergunto, é que tipo de profissional eu vou ser, e espero que a resposta seja a mais satisfatória pra mim e pra os pacientes que de minha ajuda vier a precisar.
Espero também que todos os meus amigos, independentemente do curso, possam ser humanizados também pra fazer a mínima diferença quanto profissional.
Este post surgiu diante de um trabalho que vou apresentar amanhã que tem um pouco haver com isso, dae jah viu neh? Idéias borbulham na nossa mente e tudo vira post.
Teh mais.

3 comentários:

Anônimo disse...

owwww amigooo
n consigo ver vc sem ser humano. vc eh humano ateh demais!!!

patch addams eh o filme mais classico da face da terra pra enfermagem, minha tia disse qeu decorou as falas de tanto assistir!! toda profa q chegava passava ele, e todo horário vago, passavam ele!

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sabinne disse...

minino choro HORRORES sem´re q assisto esse filme (e olha q eu sei d cor [e nem faço enfermagem hehehe])

tb acho, como Lucas, q vc serah um 'profissional humano', por assim dizer.

e ai... como foi a apresentaçao??

Anônimo disse...

pois eh, eu atrasadíssima nos meus comentarios como sempre, tbm acho o filme foda, morro de raiva do final, choro tbm pq eh lindo e mais q obvio eh um clássico...

e não se preocupe, James, vc jah eh mais humano q muito profissional, vai ser mais ainda com a experiencia e sempre q eskecer de ser, terá Nívia e Sarah pra te lembrar disso do jeito mais tapa na kra possível

e, sorry, eu disse a mim msm q não ia corrigir, mas teve um erro q não me aguentei, então aí vai: faltou o t de exatamente e (q me esfaqueou os rins) específica não é com x...sorry de novo amigo, sei q não gosta disso, mas eh mais forte q eu!